Projetos Internacionais

Projeto Comenius

Parcerias entre escolas - multilaterias "Treasure hunting across europe"

Colégio Vizela com projeto internacional aprovado

Portugal, Finlândia, Espanha e Alemanha

Em 540 candidaturas nacionais, o Colégio Vizela foi selecionado para participar num programa internacional – parcerias multilaterais do Programa Comenius da Proalv (Programa Aprendizagem ao Longo da Vida).A candidatura foi avaliada como uma das melhores do país, aprovando fundos monetários que permitirão deslocações aos países parceiros sem quaisquer encargos financeiros para os alunos.Durante os próximos três anos, alunos do Colégio Vizela irão desenvolver o projeto “Treasure Hunt Across Europe”, a partir do qual contactarão direta e aprofundadamente com as diferenças/semelhanças culturais, sociais, linguísticas... dos vários países.Este projeto irá trazer à comunidade vizelense alunos e professores das cidades de Osnabruk (Alemanhã), Järvenpää (Finlândia), Melilla (Espanha, norte de África) e permitirá aos alunos do Colégio Vizela viajar para essas mesmas cidades, de forma gratuita.Respeitar diferenças culturais e sociais, aprofundar a consciência de ser-se europeu, desenvolver as capacidades linguísticas do Inglês são os principais pilares deste projeto que fará com que os jovens do Colégio Vizela desenvolvam os valores democráticos, cívicos numa realidade nacional e internacional.O Colégio Vizela proporciona, mais uma vez, aos seus alunos uma experiência que os leva a serem cidadãos mais aptos, críticos, participativos e felizes na sociedade do século XXI.

Projeto Erasmus +

O projeto educativo do Colégio Vizela é baseado na ideia de que a escola do século XXI não deve preparar os alunos apenas seguindo a tradicional visão académica.

As linhas orientadoras do nosso projeto educativo têm como base o efetivo desenvolvimento dos princípios essenciais duma sociedade do século XXI: Cidadania, Espírito Crítico, Autonomia, Criatividade, Empreendedorismo, Iniciativa, Aprender a Aprender. Nós acreditamos e aplicamos metodologias que pretendem desenvolver estas atitudes nos nossos alunos, preparando-os para uma sociedade em constante mudança, que urgentemente precisa de cidadãos ativos e empreendedores, que tenham a determinação e a coragem de arriscar neste novo mundo. Assim, as práticas, os processos e a estrutura escolar têm que se adaptar a uma nova realidade e se reinventar. Para que isto ocorra, o treino dos seus profissionais é obviamente crucial e decisivo. Alguns dos nossos professores possuem experiências anteriores de formação na Europa e nós fomos desenvolvendo, durante os últimos anos, uma dimensão Europeísta que pretendemos dar continuidade.

O nosso plano estratégico Europeu reside na presença de professores de diferentes áreas, em formação por toda a Europa. A participação nestes cursos está profundamente ligada às nossas necessidades. Os cursos estão relacionados com temas, tais como: aprendizagem individual, educação ao ar livre, a cidadania democrática nacional e europeia, métodos de inovação no ensino/aprendizagem, liderança e comunicação na educação. Cada professor irá participar num curso individualmente, a fim de ser capaz de treinar os colegas na sua escola.

Com a implementação deste plano de desenvolvimento Europeu, a nossa escola vai aumentar a qualidade e a eficiência das experiências de aprendizagem dos nossos alunos; vai ampliar os horizontes culturais dos alunos e de toda a equipa; irá promover de forma significativa a dimensão europeia da escola e, portanto, contribuirá para a construção de uma Europa mais democrática, ativa, inovadora, criativa e empreendedora.