Palavras-chave:

AUTONOMIA

Formamos alunos autónomos, com sentido democrático e com elevada capacidade de tomar decisões.

Os nossos alunos têm a consciência e a capacidade de gerir a sua própria aprendizagem, têm poder de escolha e de argumentar sobre a mesma.

Constituição e participação em Assembleias de Alunos, criando-se a oportunidade de debater e solucionar os problemas da própria escola, responsabilizando os alunos pelo cumprimento de regras, pela disciplina, desenvolvendo-se um valor social e cívico.

APRENDER POR INVESTIGAÇÃO

O aluno trabalha individualmente, em pares e em grupos, investiga e pesquisa sobre as aprendizagens a adquirir tendo assim um papel principal e ativo na realização das tarefas escolares.

Através desta metodologia motivamos os alunos a aprenderem num processo indutivo e criativo, simulando situações em que eles têm a iniciativa de investigar e produzir, impulsionados pela curiosidade de aprender e fazer, interiorizando competências fundamentais na formação integral do ser humano.

ACOMPANHAMENTO A CADA ALUNO

Este acompanhamento é efetuado através do processo de Tutoria que compreende um conjunto de ações educativas, fundamentadas em diagnósticos que contribuem para desenvolver e potencializar as capacidades básicas dos alunos. Trata-se de um processo contínuo que atende às características particulares de cada aluno e que permite que seja a escola a adaptar-se à criança ou jovem.

Projeto Educativo